FANDOM

Aquaman
Aquaman.png
Informações Gerais
Espécie Atlantiano
Terra Natal Atlantis
Afiliações Liga da Justiça, moradores de Atlantis
Ocupação(ões) Herói, rei
Originalmente Aquaman
Poderes e Habilidades
Habilidades Telepatia, nado, respiração sub-aquática, reflexos
Equipamento Tridente
Aquaman (ou Rei Orin) é um dos membros fundadores da Liga, em seu alter-ego, ele é o rei de Atlantis.

AparênciaEditar

Uniforme clássicoEditar

Veste calças verdes escuras com uma camisa laranja coberta por escamas. Possui pele clara, cabelos louros, geralmente uma barba e vários detalhes dourados.

HistóriaEditar

Era de OuroEditar

A primeira história da origem de Aquaman foi apresentada em flashback em sua estreia, narrada pelo próprio personagem:

"A história deve começar com meu pai, um famoso explorador submarino - se eu falasse o nome dele, você iria reconhecê-lo. Minha mãe morreu quando eu era bebê, e ele voltou para o seu trabalho de resolver os segredos do oceano. Sua maior descoberta foi uma cidade antiga, no fundo, onde nenhum mergulhador já havia entrado. Meu pai acreditava que era o reino perdido de Atlântida. Ele construiu uma casa à prova d'água em um dos palácios e viveu lá, estudando os registros e dispositivos de sabedoria maravilhosa da raça. A partir dos livros e registros, ele aprendeu as formas de me ensinar a viver sob o oceano, puxando o oxigênio da água e usando todo o poder do mar para me fazer maravilhosamente forte e rápido. Treinando e uma centena de segredos científicos, me tornei o que você vê - um ser humano que vive e prospera debaixo d'água."

Em suas primeiras aparições na Era de Ouro, Aquaman podia respirar debaixo d'água com brânquias, tinha força sobre-humana que lhe permitiam nadar em altas velocidades e podia se comunicar com vida do mar e mandá-los fazer o que quisesse. Inicialmente, ele foi descritor como falar com as criaturas do mar "na sua própria língua" ao invés de telepatia, e só quando estavam perto o bastante para ouvi-lo. Embora ele foi muitas vezes descrito como o "soberano do mar", com as águas do mundo inteiro em seu "domínio" e quase todas as criaturas do mar com seus "súditos leais", o título nunca foi o oficial. As aventuras de Aquaman aconteceram em todo o mundo, e sua base era "um antigo templo na Atlântida perdida, mantido dentro d'água", onde ele mantinha um trono solitário.

Durante suas aventuras de guerra, a maioria dos inimigos do Aquaman eram comandantes nazistas de U-boot e vários vilões do Eixo. O resto de suas aventuras nos anos 1940 e 1950 tinham ele lidando com vários vilões aquáticos, incluindo os piratas dos tempos modernos, como o seu longo arqui-inimigo Jack Black, bem como com as diferentes ameaças à vida aquática, às rotas marítimas e aos marinheiros.

Era de PrataEditar

A partir de 1959, o passado de Aquaman foi revisado, com vários novos personagens coadjuvantes e vários ajustes feitos para o personagem, suas origens, seus poderes e personalidade.

Na Adventure Comics #260 (maio de 1959, republicada no Brasil pela Editora Panini na revista "coleção DC 75 anos # 2 de dezembro de 2010, com o título de "Como Aquaman conseguiu seus poderes!") e quadrinhos posteriores da Era de Prata, foi revelado que Aquaman era Arthur Curry, o filho de Tom Curry, um faroleiro, e Atlanna, uma exilada da cidade que respira embaixo d'água, na cidade submarina perdida de Atlântida. Devido à sua herança, Aquaman descobriu como um jovem que possuía várias habilidades sobre-humanas, incluindo poderes de sobrevivência embaixo d'água, comunicação subaquática, natação e valentia tremenda. Eventualmente, Arthur decidiu usar seu talento para se tornar o defensor dos oceanos da Terra. Superboy #171, janeiro de 1971, revelou que ele tinha, em sua juventude, se aventurado como "Aquaboy" e conhecido Superboy em uma ocasião. Quando Arthur cresceu, ele se chamou de "Aquaman".

Mais tarde foi revelado em Aquaman #29 que após a morte de Atlanna, Tom Curry conheceu e casou com uma mulher humana normal e teve um filho chamado Orm Curry, meio-irmão de Aquaman. Orm cresceu como um jovem problemático na sombra de seu irmão, que sempre o socorreu dos problemas com a lei. Ele começou a odiar Aquaman não apenas pelos poderes que ele nunca poderia ter, mas também porque acreditava que seu pai sempre preferiu Aquaman. Orm desapareceu depois de se tornar um amnésico e voltaria à tona anos depois como o arqui-inimigo de Aquaman, o Mestre do Oceano.

Até o final dos anos 1950, a capacidade de Aquaman de falar com os peixes tinha sido expandida para pleno direito a comunicação telepática com criaturas do mar, mesmo a grandes distâncias, mas na Adventure Comics #256 (janeiro de 1959), lhe foi também retroativamente dado uma fraqueza específica semelhante à vulnerabilidade de Superman com a criptonita ou a vulnerabilidade do Lanterna Verde com a cor amarela: Aquaman tinha que entrar em contato com água pelo menos uma vez por hora, ou ele morreria (antes disso, Aquaman poderia existir dentro e fora da água por tempo indeterminado). Este problema foi mais tarde explicado como uma característica de todos os atlantes.

Era ModernaEditar

Depois da série limitada Crise nas Infinitas Terras de 1985, várias séries curtas limitada foram produzidos no final dos anos 1980 e início dos anos 1990 - começando em 1986, com Aquaman de quatro edições (fevereiro-maio de 1986), escrita por Neal Pozner, com Aquaman em um novo uniforme azul-marinho. A série foi bem recebida e uma continuação da série limitada sendo trabalhada, ainda que acabou por ser cancelada devido a problemas de criação. A série também se expandiu em vários detalhes da origem do Aquaman da Era de Prata, bem como a relação de Aquaman com seu meio-irmão, Mestre do Oceano, cuja origem foi recontada em detalhes completos. A série também adicionou elementos místicos para mitologia de Aquaman e reinventou o Mestre do Oceano como um feiticeiro. Aquaman reapareceu em seu traje azul na Aquaman Special #1 (1988).

Em finais de 1988, o personagem apareceu no crossover Invasão!, co-estrelando com a Patrulha do Destino, novamente no traje laranja e verde.

Poderes e HabilidadesEditar

Aquaman.jpg

Respiração sub-aquática

Respiração Sub AquatícaEditar

Aquaman tem respiração sub aquatíca, podendo nadar atê areas profundas.

Nado PerfeitoEditar

Sendo atlantiano, ele tem uma habilidade de nado perfeita.

TelepatiaEditar

Aquaman pode se comunicar com animais aquatícos como Peixes.

Reflexos Sobre-HumanosEditar

Sendo atlantiano, ele tem uma força e reflexos sobre-humanos.

CuriosidadesEditar

  • Sua história se passa em Atlântida, a fictícia cidade que afundou a centenas de anos.
  • É baseado em Polseidon, deus das águas na mitologia grega.
  • Depois de algumas histórias da DC, esse personagem começou a ser motivo de piada, mas isso está acabando com a fase dos Novos 52.

Também no FANDOM

Wiki aleatória