FANDOM

Bane
Bane.png
Informações Gerais
Espécie Humano
Terra Natal Terra
Afiliações Sociedade Secreta, Liga da Injustiça
Ocupação(ões) Criminoso; Terrorista
Poderes e Habilidades
Habilidades Pico da condição física humana (o Veneno aumenta suas habilidades físicas)

Alto nível de inteligência Especialista em artes marciais e escapismo.

Equipamento Mangueiras de Veneno; Máscara de Respiração (The Dark Knight Rises)
Bane é um dos vilões de Liga da Justiça, inimigo originalmente de Batman.

HistóriaEditar

Bane nasceu na prisão de Pietra Dura, localizada na ilha de Santa Prisca, no Caribe. Teve de cumprir a prisão perpétua, condenado pelos crimes cometidos por seu pai, o Rei Cobra. Na infância, passou a ser cuidado por um padre jesuíta, que viria a ser assassinado pelo próprio Bane, anos mais tarde. Aos oito anos de idade, cometeu seu primeiro assassinato, matando um criminoso que queria usá-lo como moeda de troca de informações na prisão. Sua única companhia era seu ursinho de pelúcia chamado Osito. O urso possuía um buraco em suas costas, no qual Bane escondia uma faca para usá-la contra qualquer um que tentasse ameaçá-lo.

Mesmo aprisionado, Bane não deixou de aperfeiçoar suas habilidades naturais: dedicou-se à leitura de diversos livros, modelou seu corpo no ginásio da prisão e aprendeu a lutar para poder se defender de outros prisioneiros. Tornou-se lenda quando passou dez anos na solitária e saiu dela são. Em certa ocasião, Bane desentendeu-se com outro prisioneiro e acabou sofrendo um acidente, que o deixou em estado de coma. Teve visões do seu futuro e descobriu que o medo de um morcego poderia impedi-lo de conseguir seus objetivos. Tornou-se obcecado pela leitura sobre Gotham City (lugar que, assim como a prisão, era comandada pelo medo) e sobre seu guardião.

Inevitavelmente, sua resistência acabou chamando a atenção dos administradores do presídio, que o forçaram a tornar-se cobaia em experimentos com uma misteriosa droga viciante, conhecida como Veneno, a qual havia matado todas as cobaias anteriores. Bane sobrevive e tem sua força consideravelmente aumentada. Porém, necessita tomar o Veneno a cada 12 horas (atrávés de um sistema de tubos que bombeiam a droga diretamente para o cérebro), sob pena da reação adversa enfraquecê-lo ao extremo.

Apesar de ter sobrevivido ao Veneno, Bane fingiu-se de morto para poder escapar, já que a maioria dos mortos do presídio eram jogados no precipício. Lançado ao mar, livrou-se dos acessórios que o prendiam e rumou para Gotham City, com a intenção de destruir o morcego demoníaco que o atormentava em suas visões. Ele estava convencido de que o morcego em questão era Batman.

Advertido de que um confronto direto com Batman seria loucura, Bane usa sua força para derrubar as paredes do Asilo Arkham e libertar os mais perigosos criminosos da cidade, entre os quais estão Coringa, Espantalho, Chapeleiro Louco, Ventríloquo, Vagalume, Grande Tubarão Branco e Zsasz. A fuga em massa do manicômio sobrecarregou Batman, levando-o à exaustão, após três meses sem descanso de recaptura dos fugitivos.

Ao retornar à Mansão Wayne, após cumprir sua missão, Batman encontra Bane esperando-o. Ao confrontar o Homem-Morcego na Batcaverna, Bane o deixa paralítico, ao quebrar-lhe a coluna. Sem poder mover as pernas, Bruce Wayne então deixa o posto de Batman, transferindo-o para Jean-Paul Valley (também conhecido como Azrael). Utilizando um sofisticado traje de combate, ao invés do tradicional uniforme de Batman, Jean-Paul derrota Bane, danificando os tubos que lançam o Veneno na corrente sanguínea de Bane e causando-lhe uma severa síndrome de abstinência.

Após ser derrotado, Bane é enviado para a Prisão Blackgate.

CinemaEditar

Batman & RobinEditar

No cinema, Bane foi interpretado pelo ex-lutador de wrestling Jeep Swenson em Batman & Robin, de 1997, dirigido por Joel Schumacher. Diferente da versão dos quadrinhos, o Bane do filme possui identidade: Antonio Diego. Além disso, sua personalidade e aparência foram modificadas. Deixou de ser o intelectual vilão das histórias em quadrinhos para, no filme, ser o guarda-costas pouco inteligente de Hera Venenosa, comunicando-se apenas por meio de grunhidos. Sua pele apresenta uma coloração verde. Estas mudanças drásticas na composição do personagem renderam diversas críticas ao filme.

Batman: O Cavaleiro das Trevas RessurgeEditar

Bane também foi o vilão do filme Batman-O Cavaleiro das Trevas Ressurge, que estreou em 20 de julho de 2012. Bane é interpretado por Tom Hardy, e tentará destruir Gotham 8 anos depois dos ataques do Coringa. Neste novo filme dirigido por Christopher Nolan, Bane é fiel aos quadrinhos, sendo incrivelmente inteligente, amedrontador e forte, apesar de não fazer uso da substancia veneno no filme. O roteiro retrata Bane como uma mistura da saga A Queda do Morcego (1993) e da minissérie Bane of the Demon (1998).2 Mostrou o seu poder de conquista e suas habilidades naturais para o terrorismo e persuasão, diferente do Bane do filme Batman & Robin de Joel Schumacher de 1997.

ApariçõesEditar

Desenhos AnimadosEditar

CinemaEditar

CuriosidadesEditar

  • No filme Batman & Robin sua personalidade foi muito alterada, o que levou muitas críticas, mas em Batman:O Cavaleiro das Trevas, Bane tem de volta sua personalidade estratégica, mas está com seu visual renovado, onde inves de tubos de veneno, agora está usando uma máscara de respiração.
  • Provevelmente devido a tomar muito veneno, seu tempo de vida pode ser reduzido.

Também no FANDOM

Wiki aleatória