FANDOM

Capitão Átomo
CapitainAtom.png
Informações Gerais
Espécie Humano / Mutante
Terra Natal Terra
Afiliações Liga da Justiça
Ocupação(ões) Herói
Identidade Secreta Capitain Atom
Originalmente Capitain Atom
Poderes e Habilidades
Habilidades Invulnerabilidade devido a pele metálica, manipulação de campo de energia, força, velocidade, e durabilidade sobre-humanas, voo, viagem no tempo, rajadas de energia, transmutação atômica para grande absorção da energia.
Equipamento Corpo metálico
Capitão Átomo é um dos membros adicionais da Liga da Justiça.

HistóriaEditar

Pré-CriseEditar

A versão da Charlton do Capitão Átomo foi Adam Allen. Adam trabalha em um foguete experimental espacial quando ele acidentalmente ficou preso no interior. Chegando a atmosfera superior, o foguete explodiu e Adam foi atomizado. Contudo, ele de alguma maneira ganhou superpoderes que incluíram a capacidade de reformar o seu corpo com segurança na terra. Ele foi equipado em um traje vermelho e amarelo que ao que parece protegia as pessoas dos seus poderes nucleares. Quando ele ativava seu poder, o seu cabelo mudava de loiro para branco-prata. Depois, no seu próprio título, ele substituiu este traje com um traje de metal líquido que ficava embaixo da sua pele, e transformava-se quando ele ativava seu poder. Os poderes de Capitão Atomo foram semelhantes a outros superheróis movidos a energia nuclear como Doctor Solar da editora Gold Key e o Nukla, da Dell Comics.

Os personagens da Charlton fizeram o seu reaparecimento na Crise nas Infinitas Terras, que introduziram a Terra 4 como a realidade nativa do Capitão Átomo no qual ele tinha tido todas as suas aventuras da era Charlton. Ao fim de série, a Terra 4 (e os personagens Charlton) foram incorporados no Universo DC Pós-crise. A última aparição deste Capitão Átomo da Charlton foi em DC Comics Presents #90 (Fevereiro de 1986), onde ele se encontrava com Nuclear e Superman. Estranhamente, nesta história, Nuclear e Capitão Átomo tinham seus poderes neutralizados se chegassem próximos um do outro.

Pós-criseEditar

O nome deste capitão moderno foi estabelecido como Nathaniel Christopher Adam, um oficial da Força Aérea dos Estados Unidos da época da Guerra do Vietnam. Adam tinha sido culpado por um crime que ele não cometeu e condenado à morte sob os olhos do Coronel Wade Eiling em 1968. Como uma alternativa à execução, ele foi convidado para participar em um experimento militar com pouca possibilidade da sobrevivência, em troca de um perdão presidencial. O experimento implicou provar a durabilidade da couraça duma nave alienígena que havia caído na Terra, por explodir uma bomba nuclear embaixo dela, com Adam dentro da couraça. Adam sobreviveu como o metal derreteu no seu corpo e a energia excessiva lançou-o para a frente no tempo 18 anos (não incidentemente, este revestimento do metal alien deu ao herói revisado um revestimento metálico prateado em seu corpo distintamente diferente das suas encarnações prévias).

Recuperando coerência em 1986, Adam encontrou-se um homem fora do seu tempo e nas mãos de Eiling, agora um general e o segundo marido de sua esposa agora falecida. Todo o mundo tinha assumido que Nathaniel Adam tinha morrido no dia do experimento, portanto o seu perdão presidencial nunca foi emitido e o governo atual recusou a reconhecer o perdão prometido da administração prévia. Agarrando a oportunidade à mão, o governo usou as cargas de assassinato/traição salientes contra Adam para chantageá-lo em ser um superherói controlado pelo governo codinominado Capitão Átomo. Os eventos das histórias Charlton foram estabelecidos como simplesmente uma mentira empregada pelo governo, para encobrir que seu herói foi um criminoso. Adam também ganhou o pseudônimo de Cameron Scott, um operativo da inteligência de Força Aérea. Foi durante este tempo ele encontrou a terrorista superpoderosa, Plastique, que se tornaria parte da vida de Nathaniel. Logo os conflitos implicaram-no a recuperar o seu tempo perdido com seus filhos (que estavam agora próximos da sua idade atual em consequência do salto de tempo), a morte de sua esposa (quem se tinha casado com o seu rival Eiling antes da morte), e as ramificações totais dos seus poderes recentemente adquiridos.

Poderes e HabilidadesEditar

Capitão átomo extrai seus poderes do campo quântico da matéria; ele pode disparar poderosas rajadas de energia quântica, tem invulnerabilidade devido a pele metálica, manipulação de campo de energia, força, velocidade, e durabilidade sobre-humanas, voo, transmutação atômica para grande absorção da energia. Se absorve energia em demasia, pode viajar no tempo, mas não tem controle deste aspecto. Constituído de energia nuclear, ele precisa usar uma espécie de traje de contenção. Um constante perigo que Nathaniel Adam corre é o de seu traje rasgar, liberando a energia que o constitui.

ApariçõesEditar

Desenhos AnimadosEditar

CuriosidadesEditar

  • Suas duas versões são quase totalmente diferente, mudando até mesmo a identidade secreta do herói.

Também no FANDOM

Wiki aleatória